Blog Ergobaby
Novidades & produtos
Espreguiçadeira Ergobaby evolve, o padrão GOLD para certificação de saúde das costas
Da co-regulação à autorregulação: com a espreguiçadeira Ergobaby Evolve 3 em 1
Como reconhecer uma espreguiçadeira ergonómica, segura e confortável?
As espreguiçadeiras de bebé são prejudiciais – Verdade ou mito?
Apoio ergonómico desde o primeiro dia: com a Espreguiçadeira Ergobaby Evolve 3 em 1
Da co-regulação à autorregulação: com a espreguiçadeira Ergobaby Evolve 3 em 1
“Uau, cresceste outra vez.” Todos nos lembramos das tias e avós que beliscavam carinhosamente as nossas bochechas quando eramos crianças e nos repetiam a mesma frase sempre que as víamos. Mesmo que tenha sido engraçado/bastante irritante na época, já pensou no número de vezes que outras pessoas repetem esta forma de proceder com o seu bebé ? Embora, pensando nisso, de vez em quando ainda nos surpreendemos a pensar na mesma coisa ou até mesmo a ouvir essas mesmas palavras a saírem da nossa própria boca quando não vemos os filhos dos nossos amigos há algum tempo! Durante os primeiros anos de vida, os seres humanos desenvolvem-se mais rápido do que em qualquer outro momento. Nos primeiros quatro anos ocorre metade de todo o nosso desenvolvimento. Uau!
Cada criança tem o seu próprio ritmo de crescimento individual
O curso do desenvolvimento de uma criança é fixo e segue aproximadamente a mesma ordem. No entanto, cada criança é única quando se trata de quando passa por qual fase de desenvolvimento. Por exemplo, no que diz respeito ao desenvolvimento motor, cada criança desenvolve-se ao seu próprio ritmo. Um anda com 12 meses, outro apenas com um ano e meio. O mesmo se aplica aos primeiros sons dos bebés, às primeiras palavras e assim por diante, por isso não tem sentido comparar o seu bebé com outros, mas sim enfatizar as suas próprias habilidades.
Da co-regulação à autorregulação
A capacidade básica de regular também desempenha um papel importante no desenvolvimento da primeira infância. Nos primeiros três meses, o foco concentra-se mais nos processos de adaptação física, como ingestão e digestão de alimentos, regulação da temperatura, vigília e sono. A partir do 3º mês, o ritmo de acordar e dormir estabiliza e o seu bebé aprende a regular melhor a sua atenção, começando a envolver-se cada vez mais na interação social. Na segunda metade da vida, o bebé começa a mover-se de forma autodirigida. No entanto, não importa como se desenvolve o seu filho: os bebés dependem do cuidado e do apoio dos pais/cuidadores por muito tempo.
O desafio para um pai ou cuidador é responder da forma mais adequada possível às necessidades individuais da criança, apoiar o seu desenvolvimento e identificar as habilidades de autorregulação do bebé que ainda não são suficientes e precisam ser fomentadas. Isto chama-se co-regulação. É para isto que os pais têm uma espécie de superpoder: a parentalidade intuitiva. Isso significa que esses comportamentos não precisam de ser aprendidos, mas são usados naturalmente nas interações cotidianas. Exemplos disso são usar a linguagem, responder ao contacto visual com expressões faciais e aprender a distância ideal (25 centímetros) entre o contacto visual do bebé e dos pais para lhe permitir responder às necessidades e garantias do seu bebé de uma maneira única. Através do reconhecimento dos sinais da criança e de uma resposta apropriada dos pais, o bebé pode aprender a reagir cada vez mais, interagindo consigo, sentimento que deve ser respondido dessa maneira, passando assim da co-regulação para a autorregulação. Também deve ser evitado um grande excesso de estímulos externos para que o seu bebé possa entender e responder aos sentimentos individuais de maneira apropriada ao desenvolvimento.
A quantidade correta de estimulação externa
Agora provavelmente estará a perguntar-se o que é que tudo isto tem a ver com a nossa espreguiçadeira? É simples: atualmente existe uma vasta gama de produtos para bebés, sobretudo eletrónicos, e recomendações para acalmar o seu bebé o mais rapidamente possível. E certamente há muitas coisas que parecem funcionar bem no início, mas depois tendem a provocar o efeito oposto. Deve-se evitar uma grande superabundância de estímulos (muitos movimentos, muita condução para acalmar o bebé, …..) exteriores, para que o seu bebé possa identificar melhor os sentimentos individuais e aprender a reagir a eles.
Na realidade, todos os produtos para bebés utilizados devem apoiar essa maratona de desenvolvimento, principalmente no primeiro ano de vida. É sempre aconselhável oferecer ao seu bebé uma mistura de diferentes opções para apoiar o seu desenvolvimento da melhor forma. Por exemplo, levar o bebé ao colo, com ou sem a ajuda de algum acessório, dormir em decúbito dorsal numa cama lateral ou familiar, amamentar e alimentar o bebé nos seus braços, brincar no chão (também em decúbito ventral todos os dias) e tempo de amamentação no trocador são boas oportunidades de proximidade e interação.
Mas o que é que podem fazer como pais se quiserem pôr o bebé no chão durante o dia? A solução simples: uma espreguiçadeira ergonómica, como a nossa Espreguiçadeira Ergobaby Evolve 3 em 1 Esta espreguiçadeira pode ser ajustada individualmente para o rápido desenvolvimento e cresce com o seu bebé, para que esteja sempre apoiado de maneira ergonómica. Ao mesmo tempo, porém, a espreguiçadeira tem uma função de balanço que pode ser regulada pelos próprios movimentos do bebé quando crescer- O bebê recém-nascido experimenta, assim, um apoio apropriado, fofinho e seguro para a idade quando não puder estar diretamente no colo da mãe ou do pai, e quando o bebé for mais crescido vai aprender a usar os seus próprios movimentos para se tornar cada vez mais autorregulado . A ausência de componentes eletrónicos e a independência da eletricidade permitem-lhe levar a espreguiçadeira para todo o lado, simplificar a sua vida quotidiana e evitar a superestimulação do seu bebé. Do ponto de vista de uma parteira, os impulsos de movimento de uma espreguiçadeira devem ser feitos apenas manualmente pelos pais e depois deixar a criança decidir por si mesma à medida que vai crescendo e aprendendo a se regular cada vez mais por conta própria – obviamente na presença de mãe ou pai sem ser super estimulado. Porque às vezes menos é simplesmente mais. E com a sua natureza atenta e os produtos adequados e de apoio para bebés na sua vida quotidiana, conseguirá rapidamente encontrar o equilíbrio certo.